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Saiba qual é o momento certo de expandir a empresa

Postado por admin em 13 de março de 2019
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Expandir a empresa é algo que sempre passa pela cabeça dos empreendedores. E quando eles identificam a possibilidade de transformar essa ideia em realidade, muitas dúvidas também surgem. Apesar de conseguir enxergar que o seu negócio demonstra ser lucrativo e tem a confiança dos clientes, a pergunta que paira no ar é: qual é o momento certo para dar o próximo passo?

Para descobrir a resposta, é necessário elaborar um planejamento adequado, que permita tornar essa estrada mais segura. Sem isso, as chances de você acabar “dando um passo maior do que a perna” e ver tudo resultar em fracasso são grandes e reais.

Mas nós estamos aqui para ajudar você a tornar esse caminho mais tranquilo, sem curvas perigosas ou obstáculos imprevistos. Por isso, reunimos neste artigo algumas informações e orientações que darão mais segurança e confiança no momento de tomar essa decisão tão estratégica. Acompanhe!

Antes de expandir a empresa, pare e avalie
Aquele momento no qual você pensa em expandir o seu negócio é a realização de um sonho, mas é preciso ter cautela para não ser enganado pelo entusiasmo e se deixar levar por bons resultados. Ter uma empresa consolidada, lucrativa e com uma boa base de clientes não significa exatamente que ela esteja pronta — e que esse seja o momento ideal — para a expansão.

Antes de dar esse passo, alguns fatores precisam ser analisados com calma para evitar tropeços que podem custar caro. Veja:

Lucro
Seu negócio teve um lucro recorde por três meses seguidos e isso motivou você a expandir a empresa? Vá com calma. Esse resultado recente pode não ser suficiente para justificar uma expansão.

Fatores como a sazonalidade podem fazer o lucro aumentar, dando a impressão de que esse é o momento para a expansão. Mas não é bem assim. É necessário ter segurança e, para isso, devem ser analisados os números dos últimos três anos. Se o ganho for contínuo e estável, aí sim há um sinal claro de que os negócios vão bem.

Segmento de atuação em crescimento
Esteja atento ao crescimento do segmento em que você atua, afinal, se o setor cresce, as chances de a sua empresa crescer junto são muito maiores. Em contrapartida, se o seu ramo de atuação não estiver bem e não houver sinais de melhora num futuro breve, nem os melhores serviços e ofertas serão capazes de fazer o seu negócio prosperar.

Fidelidade dos seus clientes
Ter uma boa base de clientes leais é fator determinante no momento de decidir expandir a empresa. Perceber que seu público está satisfeito com o produto ou serviço oferecido e com o seu atendimento, além de mostrar que o negócio está no caminho certo, também demonstra que tem potencial para conquistar novos consumidores.

Necessidade do mercado
Avalie se o mercado necessita de produtos ou serviços adicionais e complementares dentro do seu ramo de atuação. Em seguida, avalie se você tem a possibilidade de atender essa demanda. Se a resposta for sim, mais um sinal verde! Talvez seja o momento de ampliar o portfólio, atendendo seus clientes de maneira mais ampla.

Analise os modelos de expansão
Depois de analisar os fatores citados acima e verificar que sua empresa está pronta para crescer, é necessário avaliar também os modelos de expansão para acertar em cheio e escolher aquele que se adapta ao seu negócio. Conheça:

Abertura de novas filiais
Quando falamos em expandir a empresa, uma das primeiras opções que vem à cabeça é a abertura de uma nova unidade. Mas, neste caso, dois dos fatores que vimos precisam ser analisados com mais atenção e cuidado: lucro e crescimento do segmento de atuação. Isso porque você precisa de mais fôlego para se desenvolver e dar conta desse novo momento. Além disso, o local deve ser escolhido cuidadosamente, pensando no que é melhor e mais estratégico para o seu negócio.

Sistema de franquias
Além da já conhecida expansão com filiais, outro modelo possível é o sistema de franquias. Neste caso, franqueadores e franqueados compartilham dos mesmos objetivos e dividem alguns custos, dando condições para que todos possam crescer. Mas para que este formato obtenha sucesso, todos precisam estar comprometidos com o negócio, mantendo a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e do atendimento prestado.

Fusão ou aquisição
Expandir a empresa também é possível por meio da aquisição de um novo empreendimento ou pela fusão com outra empresa. Embora seja necessário tomar alguns cuidados, como escolher o parceiro ideal para essa caminhada, este é um modelo que permite o crescimento por meio do alcance já obtido pela outra empresa.

Fonte: ynos.com.br

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