Entrar
Resultados da sua pesquisa

Veja os cuidados na hora de comprar um negócio em funcionamento

Postado por admin em 17 de março de 2019
| 0

Quem planeja abrir seu próprio negócio recebe, em algum momento, a oferta de comprar uma empresa já existente. Em geral, o dono alega que o ponto é excelente, que os lucros são bons e que ele só está abrindo mão do empreendimento porque quer investir em novos desafios ou até mesmo se aposentar. De fato, assumir um empreendimento já consolidado no mercado traz uma série de vantagens, como uma rede de fornecedores já definida e uma carteira de clientes conquistados.

Mas, comprar um negócio em andamento exige uma análise rigorosa e detalhada da estrutura da empresa, seja uma padaria, um salão de beleza ou uma oficina mecânica. Consultores do segmento também lembram aos compradores que não se entusiasmem demais com as ofertas e percam o foco investigativo. “Um dos aspectos fundamentais é saber dos clientes o que não funcionava bem, já que não basta trocar a administração sem adaptar o negócio e fazer mudanças como reforma da fachada”, diz Reinaldo Messias, consultor do Sebrae – SP.

Para evitar cair em armadilhas é preciso estar preparado e enfrentar uma verdadeira jornada investigativa. Segundo Marcelo Salim, coordenador do centro de empreendedorismo do Ibmec, antes de fazer a compra o indicado é realizar uma auditoria fiscal na empresa e certificar-se de que não existem dívidas ou processos trabalhistas. “Analisar a veracidade das promessas feitas na hora da venda também faz muita diferença, pois alguns contratos podem expirar no curto prazo e, se o faturamento do negócio depender muito disso será um problema”, afirma Salim.

Fonte: economia.ig.com.br

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.